O Consultório Odontológico Dra. Leidiana Rêgo dá bons motivos para você ter um sorriso bonito e saudável. Contamos com os melhores profissionais para cada tratamento e soluções definitivas.

Implate debtário

O implante dentário é feito em titânio e é um substituto para a raiz do dente perdido, funcionando como uma base estável para a futura prótese. O implante fica firmemente aderido ao osso por meio da osseointegração. Portanto, é possível proporcionar dentes que se pareçam e funcionem como se fossem seus.

 Tratamento a laser

Com o passar dos anos os dentes vão escurecendo e ficando com o aspecto amarelado cada vez mais acentuado. Um problema que tem solução. Com o clareamento dental o paciente pode resolver essa condição que deixa o sorriso inestético, pois recupera a cor natural dos dentes.

O procedimento é indicado para pacientes que tenham:
  • Dentes manchados por uso de tetraciclina e seus derivados;
  • Dentes escurecidos pela idade;
  • Dentes com calcificação pulpar causada por traumatismo;
  • Dentes acometidos por fluorose e que tenham manchas amarronzadas;
  • Dentes com indicação de faceta.
Como funciona o clareamento dental ?
As moléculas dos géis oxidantes (liberadores de oxigênio) penetram profundamente no esmalte e na dentina, liberando oxigênio que, por sua vez, “quebram” as moléculas dos pigmentos causadores das manchas.

Endodontia
Quando a cárie se desenvolve além do esmalte e da dentina, as bactérias atingem a polpa dental, localizada dentro dos canais dos dentes. Essa especialidade dedica-se a estudar essas interações e realizar, para preservar o elemento na arcada, o canal no dente, que consiste na remoção da polpa contaminada para, assim, curar a infecção e a inflamação causadas pelas bactérias precursoras da cárie.

Dentística

Dentística Restauradora engloba as restaurações estéticas e reconstrutoras, muitas pessoas confundem com obturação, mas trata-se da reconstrução do dente ou de parte dele. A resina é utilizada como material que tem a finalidade de recuperar a integridade estética e funcional do dente, para restabelecer a rigidez do sorriso.

Dentística Restauradora

Trata-se da retirada total do dente da cavidade oral. Seja por maus cuidados ou mesmo por indicação de algum especialista, geralmente o ortodontista ou ortopedista que, às vezes, requer espaço para reorganizar algumas unidades dentárias.

^16C102CB2BD2FCB7B005C66F762AA19FE38227623E55476860^pimgpsh_fullsize_distr

Ortodontia é a área da odontologia onde acontece a movimentação de algumas unidades dentárias por uso de brackets, peças metálicas que são colados nos dentes, e dessa forma ajudam na fixação de fios que puxam os dentes para locais adequados, a depender do planejamento do dentista. Já a Ortopedia dos Maxilares consiste na obtenção de espaço através do uso de aparelhos móveis que vão fazer com que haja crescimento ósseo na maxila ou mandíbula. A depender do tipo de caso, pode ser usado somente a ortodontia, ou ortopedia, ou mesmo os dois em conjunto. Variando de paciente a paciente.

pROTESES

Consiste na área em que restituímos algumas unidades dentárias perdidas. Existem as próteses totais, que são as dentaduras. As parciais, às quais estão incluídas, as de grampo, as próteses adesivas, as próteses fixas (Unitárias – perda de uma unidade dentária e as pontes – quando há perda de mais de um dente).

PERIODONTIA

É uma especialidade muito importante dentro da odontologia, porque ela é responsável por todos os tecidos que suportam os dentes, (gengiva, osso e ligamentos periodontais). Em muitos casos esses tecidos ficam comprometidos em virtude da extensa formação de tártaro. A falta de tratamento pode causar a mobilidade dos dentes e em casos mais avançados a perda de todos os dentes.

^29D2B162448DED7012B61BF313007D640A425D0F16C29F8DD5^pimgpsh_fullsize_distr

As causas da hipersensibilidade dentinária podem ser diversas. Muitas vezes o incômodo está associado com o deslocamento da gengiva (retração gengival que expõe a raiz) causada pela forte fricção da escova durante a escovação. Alguns outros motivos que fazem parte da lista são: bruxismo, refluxo, ingestão de alimentos muito ácidos e trincas no esmalte. Cada causa irá determinar o nível de sensibilidade e, por consequência, o tratamento que será necessário, avaliando cada caso individualmente.

O tratamento específico da hipersensibilidade dentinária tem sido motivo de muitas pesquisas na odontologia durante os últimos anos, e, sem dúvida alguma, o advento do uso do laser na odontologia se tornou uma nova opção de tratamento. Existem muitos agentes desensibilizantes, porém poucos preenchem todos os requisitos necessários para serem considerados ideais.

O laser de baixa intensidade de potência atua ativando mecanismos celulares e é mais preciso e específico do que uma intervenção com técnicas convencionais. A ação do laser ocorre por causa do selamento dos túbulos dentinários, o que permite uma diminuição da condução dos estímulos térmicos até a polpa. Imediatamente após a utilização do laser, há uma diminuição da dor e depois corre um estímulo para a produção de endorfinas (mecanismo natural analgésico). O efeito da aplicação do laser terapêutico obtém altos resultados de eficácia com a aplicação direta do laser na superfície dental que está sensível.

O laser de baixa intensidade pode ser considerado como um tratamento de fácil aplicação, rápido, indolor e não agressivo ao organismo. É fundamental para o tratamento que, antes de qualquer intervenção, seja realizado um diagnóstico preciso da causa da sensibilidade. A aplicação do laser induz a produção de dentina reparativa e, consequentemente, a obliteração dos túbulos dentinários com eliminação total da dor.

Bruxismo

Bruxismo é o ato inconsciente de apertar e ranger os dentes.
É comum em cerca de 59% das pessoas, que podem apresentar fortes dores de cabeça, desgastes nos dentes e distúrbios na articulação mandibular.
Ranger os dentes à noite e apertá-los durante o dia, formam um problema progressivo onde o paciente perde os parâmetros e só percebe que têm bruxismo se prestar atenção na própria tensão muscular ou se alguém ouvir o ranger noturno.
O diagnóstico geralmente é feito depois que surgem algumas complicações.

CAUSAS
As causas do bruxismo são frequentemente associadas ao estresse, tensão emocional, fechamento inadequado da boca e alinhamento incorreto dos dentes.

CONSEQUÊNCIAS
As dores de cabeça tensionais são comuns nos portadores do bruxismo. Elas surgem por contração excessiva dos músculos da mastigação, podendo atingir rosto, pescoço, ouvido e até ombros. O período crítico é pela manhã (se a contração predominar à noite) ou de tarde (se predominar durante o dia).

Outro sintoma decorrente do bruxismo é a dor na articulação temporomandibular (ATM). Essa também pode sofrer estalos, travamento, restringir a abertura da boca e desviar-se para o lado ao abrir e fechar.

O primeiro passo é reconhecer o problema, com a reunião dos sintomas por meio de minuciosa anamnese realizada pelo dentista.

 

ATM

É a articulação temporomandibular, uma articulação que liga o maxilar ao crânio. A DATM é a disfunção da articulação temporo mandibular que pode, por exemplo, não estar funcionando adequadamente. Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados. Qualquer problema que impeça a função ou o adequado funcionamento deste complexo sistema de músculos, de ligamentos, de discos e de ossos é chamado de D-ATM. Geralmente, a D-ATM dá a sensação ao indivíduo acometido de que sua mandíbula está saltando para fora, fazendo um estalo e até travando por um instante. A causa exata desta disfunção, em geral, é impossível de ser identificada.